top of page

Discernimento de Espíritos

louisealencar

Atualizado: 1 de mar. de 2021

Continuando o nosso estudo dos dons espirituais, contidos em 1 Coríntios 12. 8-10, hoje aprenderemos sobre o dom de discernimento de espíritos. Caso você esteja chegando agora no blog, confira o post sobre os dons e o poder do Espírito Santo, os quais introduzem o tema que temos nos aprofundado.

Primeiramente, o de discernimento de espíritos está no versículo 10 depois de dons de curar. Por quê, então, eu estou o explicando seguido da palavra da sabedoria e da do conhecimento? Algumas linhas de estudo dos dons os dividem em 3 categorias: revelação (palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos), poder e fala. Para fins didáticos, escolhi seguir essa lógica (importante destacar que não existe nada na Bíblia que os categorize dessa maneira, é apenas para fins didáticos, isto é, para facilitar o entendimento).

Assim, o dom de discernimento de espíritos é um dom de revelação concedido pelo Espírito Santo de Deus. Como o próprio nome já indica, é um dom de discernir os espíritos no mundo espiritual. Se existe a necessidade de discerni-los, significa que nem todos são bons e que existem diversos tipos. Dessa forma, partimos de algumas premissas:

1- O mundo espiritual é uma realidade;

2- Nele existem espíritos que procedem de Deus (o que a Bíblia chama de anjos e seus diversos tipos) e espíritos ruins (chamados de espíritos imundos, demônios, potestades, principados, etc).


Alguns exemplos de espíritos ruins na Palavra de Deus:

Quando Jesus chama seus discípulos e os dá autoridade para expulsar espíritos imundos em Mateus 10.1, quando um espírito maligno atormentava Saul em 1Samuel 16.14 e quando Paulo diz que nada, inclusive demônios, pode nos afastar do amor de Deus em Romanos 8.38.

Alguns exemplos de anjos e seus tipos:

Quando um anjo libertou os apóstolos da prisão em Atos 5.19, quando o anjo Gabriel aparece a Daniel em Daniel 8.15-26 e quando Isaías teve uma visão do trono de Deus e serafins estavam a sua volta (Isaías 6.2-6).


Continuando, esse dom traz o discernimento sobrenatural da presença desses espíritos, seus tipos e quantidades. Parece um pouco estranho de acreditar, não é mesmo? Mas essas são as verdades que a Bíblia nos traz sobre o mundo espiritual, o qual é anterior a esse mundo material em que vivemos, conforme Hebreus 11.3. No comentário da Bíblia Missionária de Estudo diz assim:

Discernimento de espíritos é uma capacidade espiritual de distinguir entre operações de Deus e pelo seu Espírito, aquilo que é humano (o espírito do homem) e o que é maligno (espíritos imundos).

Importante destacar que não conseguiríamos discernir sem essa capacidade espiritual, porque não são coisas capazes de serem apreendidas pelos sentidos humanos. Aqueles que possuem esse dom não é de forma natural e também não entram em uma categoria de "super humanos". É um dom que vem da parte de Deus. Beleza, mas e aquelas pessoas (muitas vezes retratadas em filmes como Ghost - do outro lado da vida) que são dotadas de uma habilidade sobrenatural de ver espíritos, conversar com eles e prever o futuro? A Bíblia fala sobre elas, como em Atos 16.16: uma jovem escrava era possessa de espírito adivinhador e era usada para fazer adivinhações e ganhar dinheiro para os seus senhores. Paulo, no nome de Jesus, expulsa esse espírito no versículo 18 do mesmo capítulo.

Naturalmente ninguém conseguiria ter essas percepções espirituais, apenas quando Deus permite, capacita ou quando espíritos ruins se apoderam de pessoas, seja para usá-las ou para perturbá-las (Saul foi perturbado por um enquanto a escrava foi usada para fazer adivinhações).

Por meio desse dom, Deus nos concede a capacidade para entender se

- pessoas falam pelo Espírito do Senhor, pelo seu próprio espírito ou por espíritos malignos;

- as pessoas estão possuídas por algum espírito maligno (quantos e de qual tipo);

- em determinado ambiente existem anjos ou demônios.

Em 1Reis 22.5-28, os reis de Judá e de Israel se consultam com profetas, aparentemente da parte do Senhor, para saberem se deveriam entrar em uma determinada guerra. Todos os 400 profetas falaram que o Senhor concederia vitória para eles e que eles poderiam ir para a batalha. Contudo, Micaías, um homem de Deus muito usado com profecias recebeu uma palavra bem diferente de Deus: o Senhor concedeu um discernimento espiritual sobre as profecias ditas pelos 400 homens, mostrando que, na verdade, um espírito mentiroso fazia uso da boca deles. A vitória proferida pelos profetas nunca chegaria e o rei de Israel foi morto nessa batalha. Essa revelação foi um exemplo do dom de discernimento de espíritos no Antigo Testamento. Já no Novo Testamento, Lucas relata a história de Maria Madalena, da qual Jesus expulsou sete demônios. Como Jesus sabia que existiam 7 espíritos nela? Discernimento espiritual dado pelo Espírito Santo. Em relação aos tipos de demônios, voltamos em Atos 16.16: como Paulo sabia qual era o espírito que possuía a jovem? Novamente, por meio desse dom.

Beleza, entendemos já o significado do discernimento de espíritos e vimos suas comprovações bíblias. Agora, como esse dom se manifesta? Encontramos duas formas principais de manifestação: por visões ou por testemunho interior. Em 2Reis 6.15-17, Eliseu ora para que o moço que estava com ele visse o exército celestial que os protegia dos siros. Nesse caso, Deus deu uma visão para ele a fim de que ele percebesse a realidade espiritual tal qual era. O testemunho interior, por outro lado, é algo que o Espírito Santo nos revela e percebemos pelo nosso espírito. Já ouvi um testemunho em que o homem sabia que existia um anjo do lado direito de uma mulher, sabia até mesmo a sua altura, contudo não o via. Isso é um exemplo do testemunho interior.

Por fim, por quê esse dom é tão importante? A percepção espiritual é necessária quando estamos em uma batalha espiritual, visto que não conseguimos ver o que está acontecendo. Dessa maneira, Deus nos traz discernimento para que saibamos nos posicionar na batalha e saibamos os direcionamentos eficazes para ela (o que deve ser feito, como devemos orar). Exemplo disso é Paulo com o espírito adivinhador: o Espírito Santo mostrou que tipo de espírito agia na vida da jovem para que ela fosse liberta. Como lutaremos contra aquilo que não sabemos o que é? É por isso que Deus nos concede esse dom.

Além disso, o Espírito Santo usa esse dom para nos trazer paz e confiança, como o caso do moço de Eliseu. Antes de ver o exército celestial, ele apenas enxergava os siros que os cercavam. Quando ele passa a ver os anjos protetores, seu medo vai embora ao entender que Deus estava cuidando deles. Os anjos sempre estão com os filhos de Deus, contudo, existem momentos de grande medo e ansiedade. De maneira misericordiosa, o Senhor permite que vejamos ou sintamos a presença dos seus anjos para que tenhamos mais confiança e a nossa fé seja fortalecida. Quando o anjo libertou Pedro da prisão em Atos 12.7-11, inicialmente ele não compreende que é um anjo. Apenas no versículo 11 ele tem esse discernimento espiritual.

Dessa maneira, esse dom pode tanto nos mostrar coisas boas (anjos de Deus) e ruins (espíritos ruins). Em ambos os casos, experimentamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus que nos capacita para a batalha, nos enche de esperança, traz libertação para pessoas atormentadas pelo inimigo e nos permite viver um pouco do céu na terra.

Que o Senhor possa te conduzir ao conhecimento e à prática desse dom conforme a vontade Dele. Ele só nos dá aquilo que estamos prontos para viver (Deus é um pai amoroso e cuidadoso, Nele temos segurança e certeza das nossas experiências espirituais) e está perto daqueles com o coração quebrantado. Caso você esteja passando por uma batalha espiritual ou se sinta com medo e atormentado pelo inimigo (Satanás), busque ao Senhor, Ele deseja te libertar e te conceder uma vida cheia da presença e luz Dele! Busque ajuda dos seus pastores ou de pessoas cheias do Espírito Santo e guiadas pela Palavra (Bíblia) para te orientarem nesse processo. Lembre-se, Deus está aí contigo, assim como os Seus anjos. Mesmo que você não sinta ou veja, Ele jamais te abandona. Peça para Ele te conceder esse dom e te mostrar as grandiosas verdades do Reino de Deus!


Bom domingo e que Deus te abençoe. Até o próximo!

Comments


bottom of page