top of page
louisealencar

Os dons do Espírito

Primeiramente, é importante destacar que nada conseguiríamos fazer sem o poder de Jesus. Poderíamos até nos apoiar na nossa inteligência, ciência e sabedoria, mas nada disso é comparado ao real poder que flui de Cristo. A ciência pode falhar, a inteligência é limitada e a sabedoria condicionada a nossa visão de mundo, porém, como já vimos, o Senhor é sábio (Dele vem a sabedoria - Provérbios 2.6), poderoso (Criador dos céus e da terra) e onisciente (tudo sabe e conhece).

Assim, nós somos fracos se comparados a quem Ele é. E, de forma assombrosa, Ele deseja nos capacitar para sermos seus ministros e agentes nessa terra. A Palavra diz que é na nossa fraqueza que o poder de Cristo se aperfeiçoa (2 Coríntios 12.9), porque quando declaramos nossa dependência e necessidade, abrimos as portas do nosso coração para que Ele aja e transforme o que nós não conseguimos. É na dependência Dele que encontramos perfeita liberdade e descanso.

Enquanto Jesus estava aqui na terra como homem, grande parte do seu ministério consistiu em curar os enfermos, expulsar os demônios e realizar obras maravilhosas (como a transformação da água em vinho ou a tempestade sendo acalmada). A propagação do Evangelho é parte central das obras de Cristo. Onde Ele ia a Palavra de Deus era levada de alguma forma e, pela sua misericórdia, Ele olha para nós e para as nossas necessidades e sente amor por nós (Mateus 9.35-36), de maneira que nos cura, transforma e liberta. Os milagres Dele são reais para as nossas vidas porque Ele é real, Ele vive.

Então, como o Espírito Santo se manifesta nas nossas vidas para realizar as obras do Senhor nessa terra? (Lembrando do estudo anterior que mostrava como o Espírito Santo é quem nos enche de poder para as suas obras enquanto Cristo não volta para buscar a sua Igreja). Ele derrama dos seus dons sobre nós. Em 1 Coríntios 12.1- 11 (carta do apóstolo Paulo para a igreja de Corinto) diz a respeito do motivo desses dons, quais são eles e quem os concede.

 

É o Espírito que concede o dom que Ele deseja para quem Ele deseja. Importante destacar que a obra do Senhor não é a mesma na vida de todos os cristãos, isto é, Ele vai realizar obras diferentes em cada um. Deus é um Deus criativo que não se limita às nossas barreiras humanas e cria funções diferentes para pessoas diferentes. Pense, existem tantos tipos de árvores, cada uma com seu fruto, suas folhas características, seu tamanho, sua razão de ser... e é assim conosco, o Espírito concede um dom específico para alguém o realizar conforme às características que Deus colocou naquela pessoa. Apesar de tudo isso, “o Espírito é o mesmo ... o mesmo Deus opera tudo em todos. (1 Coríntios 12.4-5).

Quando o Espírito nos concede um dom, devemos nos alegrar e ser gratos, não nos comparar com outros cristãos que possuem outros dons. Eles não são fruto de merecimento pessoal, mas do seu relacionamento pessoal com o Senhor e da forma como Ele deseja te usar. Em Mateus 10.8, quando Jesus comissiona os seus discípulos a saírem curando os enfermos, expulsando os demônios, limpando os leprosos, ressuscitando os mortos e pregando o evangelho, Ele diz que esse poder foi dado de graça a eles, e, por isso, eles deveriam dar de graça. Dessa maneira, não existe espaço para comparação, visto que os dons são gratuitos, não “medalhas de honra ao mérito”.

E chegamos ao motivo de Deus nos conceder esses dons por meio do Espírito. A Palavra diz que é concedido a cada um visando a um fim proveitoso (1 Coríntios 12.7). Assim, segundo a vontade do Senhor, os dons são distribuídos para que a obra ocorra da maneira como Ele deseja. Se a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2) e Ele é sábio, cada dom é distribuído na medida exata e para as pessoas certas. Ele é o maior interessado para que sua obra aconteça e Cristo é a cabeça da igreja (Efésios 4.15-16), isto é, como um bom líder e mestre, sabe exatamente o que fazer e quem deve fazer cada função.

Para finalizar, a Palavra nos mostra 9 dons concedidos pelo Espírito Santo:

⁃ Palavra da sabedoria

⁃ Palavra do conhecimento

⁃ Fé

⁃ Dons de curar

⁃ Operações de milagre

⁃ Profecia

⁃ Discernimento de espíritos

⁃ Variedade de línguas

⁃ Capacidade para interpreta-las


Vamos estudar mais sobre eles? No próximo domingo veremos sobre a palavra da sabedoria e a do conhecimento.


Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e mande para seus amigos! Espero não só que tenha gostado, mas, mais importante ainda, que tenha abençoado a sua vida e te feito crescer em conhecimento do Senhor e da Palavra!


Não esqueça de conferir a passagem de 1 Coríntios 12.1-11 na sua Bíblia. A leia com calma, peça discernimento para o Espírito Santo e anote suas dúvidas. Um bom domingo e uma boa semana para você! Deus te abençoe!

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page