top of page
louisealencar

Quem é o Espírito Santo? (Parte 1) - Ele é Alguém

Atualizado: 3 de jan. de 2021

Você conhece o Espírito Santo? Sabe quem Ele é?

Continue lendo para saber mais (e pegue sua Bíblia para ler os versículos - tudo dentro do Reino de Deus deve ser confirmado pela Palavra de Deus, caso contrário, não pode ser tomado como verdade nem como vindo da vontade do Pai).


Muitas pessoas até acreditam em Deus e em Jesus, mas quando é o Espírito Santo pouco sabem ou buscam saber. Durante a nossa caminhada cristã, não podemos de forma alguma desprezar o Espírito Santo. Além de Ele ser Deus, ser uma pessoa (ahn, como assim uma pessoa?) e o Consolador prometido por Jesus, a doce e poderosa presença dEle revoluciona a nossa rotina e as nossas orações. Vamos descobrir mais sobre Ele?


 

Primeiramente, Ele é Deus.

O Espírito Santo não é uma pessoa de menor significância na Trindade, Ele é Deus, assim como Jesus é Deus. Em diversas partes do Novo Testamento (Mateus até Apocalipse) Jesus é relatado como sendo o Senhor (Filipenses 2.11) e o Espírito Santo também! Em 2 Coríntios 3.17 (segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos que moravam em Corinto na Grécia) diz:

"Ora o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade."

Paulo busca deixar bem explícito que o Espírito Santo é o Senhor, ou seja, Deus. Ainda, no final do versículo 18, ele diz: "[...] somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." Essas declarações do apóstolo revelam a divindade do Espírito Santo.

Beleza, Lolo, mas aqui fala que o Espírito Santo é o SENHOR, não DEUS. Você sabe qual é a palavra original em grego traduzida para Senhor (o Novo Testamento foi escrito em grego, diferentemente do Antigo, escrito em hebraico e aramaico)? A palavra é kyrios que significa autoridade, soberania, título de posse e era usada como sinônimo de Jesus e Deus entre os cristãos gregos. Segundo os teólogos, kyrios foi a palavra grega escolhida que melhor traduzia o sentido de Adonai ou YHWH, nomes de Deus empregados no Antigo Testamento que significavam o Senhor. Segundo a página Bibliatodo, a palavra kyrios expressa a posição de Deus "como Criador, Seu poder revelado na história, e domínio sobre o universo.". E essa também é a palavra empregada para referir ao Espírito Santo!


Ademais, o Espírito Santo aparece em Gênesis na criação do mundo: "No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas por sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." (Gênesis 1.1-2). O Espírito Santo fez parte da criação porque é Deus e é a força ativa de Deus para criar, ou o sopro (fôlego) de Deus (Gênesis 2.7, Jó 33.4). Uma outra comprovação de que o Espírito Santo é Deus está em João 14.16: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.", quando Jesus diz isso, utiliza a palavra grega allos para descrever "outro". Allos não é outro qualquer, é outro da mesma natureza, portanto, o próprio Jesus garantiu a natureza divina do Espírito Santo ao dizer que Ele possui a mesma natureza dEle e do Pai.


 

Segundamente, Ele é uma pessoa.

Como assim uma pessoa? Ele não era um espírito? O que vai determinar se uma pessoa é uma pessoa, se ela não tem um corpo físico? A Palavra (Bíblia) vai nos mostrar como o Espírito Santo possui uma mente, uma vontade e emoções próprias. Em Romanos 8.27 (Carta escrita por Paulo aos cristãos de Roma), diz:

"E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." Perceba que afirmação forte, o Espírito Santo possui uma mente própria, mas não vai contra a vontade do Pai. Por que o Espírito Santo não se rebela e faz o que lhe apraz? Porque Ele é Deus, Ele conhece a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (1 Coríntios 2. 9-11; Romanos 12.2) e Jesus fala que um Reino dividido não durará (Marcos 3.24). Em contrapartida, o Reino de Deus é eterno: "Porquanto teu Reino é Reino Eterno, e o teu domínio perdura de geração em geração." (Salmos 145.13).


Ainda sobre a vontade do Espírito Santo, sabemos que não vai contra Deus, contudo, Ele também toma decisões. Segundo Benny Hinn em seu livro "Bom dia, Espírito Santo", "mas suas decisões estão sempre em harmonia com as do Pai e as do Filho.", isto é, eles não se contradizem, nem poderiam, uma vez que Deus não pode negar a si mesmo (2 Timóteo 2.13). Dessa forma, o Espírito Santo é uma pessoa, com mente e vontade próprias em total conformidade com o Pai. Em 1 Coríntios 12.11, Paulo fala acerca dos dons espirituais, os quais são todos distribuídos pelo Espírito Santo da forma como quer. Existem vários dons que se manifestam naqueles que creem em Jesus e são morada do Espírito Santo, como o dom de línguas e profecias, mas é o Espírito que decide quem possuirá um dom ou outro. Você já viu alguém falar em línguas, mas não profetizar no Espírito (falo de profecias verdadeiras, aquelas que vem do coração de Deus, pois existem muitos falsos profetas no mundo que falam os desejos do seus corações - esses são duramente reprimidos pelo Senhor no capítulo 23 de Jeremias)? Então, o Espírito Santo decidiu que daria a essa pessoa o dom de falar em línguas, mas não de profetizar.


Uma das coisas mais lindas, ao meu ver, do Espírito Santo é que Ele é uma pessoa com emoções. Esquecemos que fomos criados a imagem e semelhança de um Deus Santo (Gênesis 1.26-27), dessa maneira, Ele não é um Deus insensível e apático. Muito pelo contrário! Em Efésios 4.30, Paulo pede para que os cristãos de Éfeso não entristecessem o Espírito Santo, e em Isaías 63.10 diz que o povo de Deus se revoltou e entristeceu o Espírito Santo de Deus. Você já viu um outro deus que se entristecesse, assim como nós ficamos tristes quando somos magoados por quem amamos, como o nosso Deus? Lógico que as emoções do Senhor são santas (Apocalipse 4.8), não como os deuses gregos que facilmente se irritavam ou eram magoados de sorte a atormentar os humanos.


Além disso, o Espírito Santo nos ama e sofre por nós a ponto de "interceder por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8.26). O que isso significa? Significa que como uma pessoa amorosa, é o desejo dEle o nosso bem. A Bíblia diz que o Amor tudo sofre (1 Coríntios 13. 7), assim, quando não estamos bem, quando estamos perdidos e longe da vida (que é Jesus - João 14.6), o Espírito Santo sofre por nós e junto a nós. Esse sofrimento é revertido em uma intercessão poderosa por nós ao Pai.

Você já se sentiu sozinha quando sofria ou passava por uma situação muito difícil? Saiba que o Espírito Santo te ama e não te deixa só em nenhum momento. Mesmo que não sinta ou veja, lembre-se que Ele está ao seu lado, intercedendo com fervor e vontade pela sua vida!


 

Chegamos ao fim da primeira parte do estudo "Quem é o Espírito Santo". Ele não pode ser reduzido a simples palavras ou a um post no blog. Usei várias fontes para escrever, como o livro do Benny Hinn (Bom dia, Espírito Santo), o qual super recomendo. A verdade é que mesmo lendo todos os livros e posts do mundo, não seria o suficiente para conhecer com profundidade essa pessoa tão linda e especial da trindade. Sabe como você pode conhecê-Lo? Bom, se Ele é uma pessoa que te ama, nada mais natural do que falar com Ele, não acha? Ele está aí do seu lado só esperando para você O convidar para ter um relacionamento com Ele.

Que tal falar com Ele hoje? Tenho certeza que vai se surpreender com a doce presença dEle!


Até o próximo domingo! Continuaremos a estudar sobre Ele e conto com você para compartilhar esse post com seus amigos e familiares. Vamos juntos conhecendo ao Espírito Santo!


137 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Alessandro Monteiro
Alessandro Monteiro
Dec 28, 2020

Amando cada postagem!!!

Like

Jacqueline Preuss Lyra
Jacqueline Preuss Lyra
Dec 27, 2020

Ah....já estou pesquisando o livro de Benny Hinn para comprar . Vou ler mais a respeito, sim !

Like

Jacqueline Preuss Lyra
Jacqueline Preuss Lyra
Dec 27, 2020

Super obrigada, Louise !

Tenho aprendido mais a respeito do Espírito Santo de Deus que ao longo meus 55 anos de vida!

Que privilégio tÊ-lo sempre a meu lado !

Vou criar o hábito de conversar com Ele !

Like
bottom of page