top of page

O Senhor não desamparou Noemi

louisealencar

"Mas ela respondeu:

"Não me chamem Noemi, melhor que me chamem de Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!"

(Rute 1.20)


Noemi sentia-se abandonada por Deus e destruída. O seu lar, antes tão feliz, se desfez de maneira abrupta, sem aviso prévio. Primeiro, foi a morte do seu marido, companheiro e provedor. Depois, os seus dois filhos partiram dessa vida, deixando suas esposas desemparadas e sem filhos. Naquela época e cultura, a sustentação financeira e material dependia dos homens e as viúvas se encontravam em posições muito vulneráveis socialmente. Assim, além da partida tão dolorosa de membros queridos e amados, essas mortes representavam o desamparo, a falta de provisão e um futuro incerto que batia à porta.

Diante de tamanha dor e insegurança, podemos imaginar como Noemi se sentia. Conseguimos entender o motivo dela anunciar aos seus conhecidos de Belém uma sentença tão aterradora. Em dias difíceis, a tristeza nos toma e traz aflição para o nosso coração. Mais do que as dores do passados, a ameaça de um futuro sombrio se apresenta de forma decidida. Como restaurar a esperança nesses momentos? Como acreditar que dias melhores virão e que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30:5) quando a manhã demora tanto para chegar?

Ah, mas vejam, Noemi estava deixando os detalhes passarem e se esconderem na sombra da sua tristeza... Detalhes que podem ser insignificantes e insuficientes para um consolo real e derradeiro, contudo são eles que trazem a resposta certa e a esperança de um novo amanhã. Rute, nora de Noemi, decide corajosamente deixar seu povo, seus deuses e suas tradições para acompanhar sua sogra nessa vida desconhecida. Rute poderia ter ficado em Moabe (sua terra), onde teria seu pai para sustentá-la e maiores chances de casar novamente, porém ela decidiu abrir mão da segurança do seu futuro para estar junto de Noemi. Assim, ela vai com sua sogra para a terra dela, sem nenhuma garantia de melhorias de vida.

Que amor puro e sincero Noemi recebeu! Um amor que não esperava nada em troca e que floresceu em meio às adversidades e turbulências. Preocupada com a sua situação e presa na sua amargura, ela não enxergava o grande livramento e cuidado que o Senhor estava tendo com ela. Dizem que Deus trabalha em silêncio, como um pintor atento e cuidadoso que trabalha com afinco até que a sua obra esteja finalizada. Imaginem como teria sido pior para Noemi se ela não tivesse o amor e ajuda de Rute! Como seus dias teriam sido mais difíceis e a dor menos suportável! Percebo um Deus que não nos promete uma vida sem dificuldades, mas que garante o seu cuidado e poder em todos os momentos.

Ele nos chama a descansar e a ter fé, não porque situações ruins não acontecerão, mas sim porque Ele nos sustentará, ainda que não vejamos, e enviará a sua Rute, o seu amor sincero e fiel, para consolar os nossos dias e os encher de graça.

Além disso, a amizade de Rute não foi o fim! Perceba que, em Rute, o Senhor já tinha planejado o seu "grand finale" na história de restauração de Noemi. Ah, se Noemi tivesse esperado só um pouco mais... Ah, se ela tivesse perseverado um pouquinho mais na fé... Certamente os seus dias teriam sido de maior leveza e seu coração descansaria nas mãos do médico e psicólogo perfeito, o Senhor.

Misericordiosamente, Deus deixa de lado as reclamações e acusações de Noemi e se empenha em tornar realidade a alegria que vem pela manhã. No capítulo 4, vemos o virar da página e o início de uma nova vida para Noemi e Rute. Rute se casa com um bom homem (de verdade, Boaz abre o seu coração para essas duas viúvas e decide cuidar delas) e tem um filho, o sol brilha depois da chuva de inverno. Vejam o que esse nascimento significa: "As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi."

Noemi ganha um neto, ela ganha um filho que é só o começo da linda história de esperança que Deus tinha, não somente para ela, mas para toda a humanidade. Sabe quem é o descendente de Obede? Davi, um dos grandes reis de Israel, mas, mais importante ainda, Jesus. O grande restaurador das pessoas, a salvação ansiada, a própria manifestação de Deus nessa terra descende de uma família improvável, de viúvas sem esperança e de corações angustiados.

Os medos de Noemi, felizmente, não se concretizaram graças ao Deus que nunca a desamparou mesmo nos piores momentos. Enquanto ela se entristecia e acusava o Senhor de a ter afligido com amargura, amorosamente, Deus concedia o seu amor puro e a sua restauração. Vejam o final dessa história:


"Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.

Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele."


Noemi, antes amargurada e desolada, ganha um novo lar e Rute, sua fiel companheira, permanece amável com ela. O neto de Noemi foi "restaurador da sua vida e consolador da sua velhice", enquanto Rute foi melhor do que sete filhos para Noemi. Sabe o que o número sete simboliza na Bíblia? Plenitude. Ou seja, o Senhor, no lugar das perdas, fez sobejar as bênçãos sobre Noemi. Não, ela nunca esteve desamparada, apenas não tinha visto o final da história ainda.

Para todas as Noemis que estão por aí, continuem perseverando na sua fé e se lembrando de quem é o Deus de vocês. Ele não desampara nem muda de ideia, mas sim o Seu amor continua fiel e poderoso. Que vocês possam aguardar o alvorecer de uma nova manhã sem medo da chuva forte durante a noite. Sim, o sol volta a nascer e as plantas recebem a água necessária para crescer. E


"Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão."


Persevere, querida Noemi. Continue, não desista, porque o seu restaurador não desistiu de você.



Photo by National Cancer Institute on Unsplash (Foto pelo Instituo Nacional de Câncer no Unsplash)

Comments


bottom of page