A Palavra de Deus apresenta uma promessa que pode ser vista por muitos como ousada. Ela diz assim:
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Forte isso, não é mesmo? Isso significa que todas as coisas, boas ou más, cooperam para o nosso bem. Quando nós confiamos em Deus e acreditamos no seu glorioso plano de salvação por meio do sacrifício de Jesus aqui na terra, damos liberdade para que Ele tome o controle das nossas vidas. Em outras palavras, passamos a depender totalmente de um Deus invisível.
Ei, eu nunca disse que a fé era fácil. Na verdade, acreditar é um ato de coragem e de posicionamento contrário a lógica tão bem articulada desse mundo. A Palavra diz que Deus escolheu as coisas loucas para confundir as sábias, e as fracas para confundir as fortes (1 Coríntios 1.27). Por que isso? Porque as melhores coisas não podem ser vistas com os nossos olhos naturais, mas os nossos olhos da fé. É por meio dos olhos da fé que conhecemos Aquele que nos criou e nos deu vida. Se você não crer, Deus pode estar bem a sua frente e você não O verá, visto que seu coração estará fechado para Ele. É isso o que aconteceu com os líderes judeus da época de Jesus: eles viram, conversaram e jantaram com Jesus, porém os seus olhos espirituais estavam totalmente cegos e eles não conseguiram reconhecer o alvo de todas as suas profecias.
Assim, Deus nos apresenta uma grande verdade sobre Ele: Ele é capaz de transformar qualquer situação em benção na sua vida. Não foi Ele mesmo que fez a luz surgir das trevas (Gênesis 1.3)? Quanto mais Ele fará a luz surgirem das trevas da nossa vida!
Não sei se você conhece a história de Paulo, o responsável por escrever o versículo apresentado, mas ele foi um homem muito perseguido. Ele já foi preso, açoitado, sofreu naufrágio, dentre outras coisas. Muitos o perseguiam por conta da sua fé, outros zombavam dela. O importante é que nada do que ele passou nessa vida, tão terrena e passageira, foi suficiente para arrancar dele a sua esperança. Sabe por quê? A esperança dele não estava pautada em nenhuma filosofia ou doutrina humana, mas na pessoa de Jesus Cristo, mais real que a nossa própria existência.
Ele tinha a plena certeza de que todas as situações seriam bem aproveitadas pelo Deus que chama cada estrela pelo seu nome (Isaías 40.26). Ah, a glória da presença Dele e do amor Dele é incomparável!
Por isso, não tenha medo de ser ousada e crer nessa promessa, é o Espírito que te enche de ousadia. É Ele quem fala as profundezas do seu coração e faz as peças se juntarem. É Ele quem revive sua alma, há tanto adormecida. É Ele quem diz: Talita Cumi, menina, levante-se, com poder e amor.
Não se iluda, esse mundo, com as suas dores, doenças e tristezas, vai passar. Ele está trabalhando para isso. Confie naquele que criou os céus e costurou o seu interior. Confie naquele que, por mais que não possa ser visto ainda, é mais lindo e precioso do que a obra de arte mais detalhada e do livro mais bem escrito.
E, por fim, descanse nos braços que te envolvem do Pai cuidadoso e presente. Descanse na certeza de que todas as coisas cooperam para o seu bem, ainda que você não consiga ver esse bem. Peça ajuda para o Senhor te mostrar o que Ele tem feito na sua vida, os processos pelos quais você tem passado, e busque o bem que surgirá deles. A Palavra diz que a nossa tristeza será transformada em alegria, assim como a mulher sofre de dores para dar à luz, para depois ter grande alegria da vida que foi gerada nela.
Que Deus te abençoe e que você sinta o amor que Ele tem pela sua vida! Aproveite cada segundo e momento buscando o bem que as mãos do Senhor tem feito por você. Um grande abraço e boa semana! Não se esqueça de ter esperança e de ser ousada, visto que a sua fonte de alegria, a presença de Deus, é inesgotável!
Adorei o texto, Louise. Deus tem um propósito para tudo que acontece nas nossas vidas, e Ele nos trabalha nos processos... Não tem como um recém-nascido comer carne, ele precisa passar pelo processo da amamentação, papinha, comidinhas mais leves... até chegar na carne. O mesmo acontece conosco, precisamos passar pelos processos para estarmos preparados para os caminhos que o Senhor tem para nós. É fácil? De jeito nenhum, mas, como você escreveu, precisamos descansar nEle, e só conseguiremos se praticarmos 😉 Deus te abençoe e continue te usando! Bjuuuuuuu