top of page
louisealencar

A Palavra da Sabedoria

Já sabemos, então, que os 9 dons espirituais mencionados em 1 Coríntios 12 são concedidos pelo Espírito Santo para um fim proveitoso e, sempre, para a glória de Cristo. Nada que é concedido pelo Espírito vai contra a natureza e obra de Cristo, conforme 1 Coríntios 12.3, que diz:


"Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo."


Partindo dessa verdade como base, vamos ao estudo do primeiro dom espiritual mencionado na passagem (1 Coríntios 12): o dom da palavra da sabedoria.

Primeiramente, é importante mencionar que esse dom não é apenas a sabedoria mencionada no livro de provérbios (dentre outros livros), visto que ela é incentivada a ser procurada por todos os cristãos. Isto é, todos quem creem em Cristo devem buscar a sabedoria que vem do alto, na medida em que ela trará paz para os nossos caminhos, nos ajudará a ter um proceder justo e correto perante o mundo (evidenciará a Cristo nas nossas condutas) e nos ensinará o caminho da humildade (seguindo os passos de Jesus).

Já o dom da palavra da sabedoria diz respeito a um dom de revelação, o qual não são todos que irão ter. Como já mencionado em estudos anteriores, é o Espírito que escolhe para quem dará os dons, não por mérito ou caráter, mas baseado na vontade de Deus para a vida de cada um. Assim, Deus dará uma revelação de algo e trará o direcionamento baseado naquilo que foi revelado. Um ponto importante é que, geralmente, aquilo que é revelado diz respeito ao futuro, em conformidade com exemplos da Bíblia de homens que foram abençoados com esse dom.

Por exemplo, o Espírito Santo revela que amanhã vai chover. Mas por quê Ele revelou isso? Qual o objetivo (a revelação sempre tem um objetivo, não é revelação por revelação)? Então, Ele dá um direcionamento, um conselho para a pessoa que tem esse dom: ela não deve dirigir amanhã. Perceba que inúmeras interpretações poderiam ser tiradas disso e inúmeros conselhos: não dirija, leve um guarda chuva, fique em casa, etc. Mas não é simplesmente um conselho humano diante da situação apresentada, porém um direcionamento do Senhor acerca do que deve ser feito. Algumas vezes, horóscopos trazem predições sobre o futuro e algum conselho baseado nele, entretanto, o verdadeiro conhecimento vem do Senhor, e isso é um dom que apenas Ele pode dar (o dom verdadeiro, não a adivinhação).

Agora vamos a um exemplo bíblico. José, o filho de Jacó vendido como escravo pelos seus irmãos, possuía esse dom. Em Gênesis 41.1-38, é contada a história de como Faraó teve dois sonhos que o perturbaram muito, mas que nenhum mago ou sábio conseguiu trazer a interpretação. José, então, inspirado pelo Espírito Santo, dá a interpretação desse sonho e também do que Faraó deveria fazer. O sonho dado por Deus, mostrava que o Egito teria uma abundância de alimentos por 7 anos e fome por outros 7 anos. O Senhor mostrou um acontecimento do futuro para faraó e o orienta, através de José, a tomar algumas decisões afim de guardar alimentos. Dessa forma, o povo não passaria fome nesse período de escassez de comida.

Existem ainda outros exemplos que eu disponibilizarei no estudo do próximo domingo, contidos tanto no Antigo como no Novo Testamento.

 

Como pode perceber, esse dom é de extrema importância na vida da igreja e auxilia aqueles que creem a caminhar sob a liderança do Espírito Santo. Converse com o Senhor e veja se é da vontade Dele que você tenha esse dom. Você deve desejar, primeiramente, ser usada por Deus para edificar a igreja Dele e glorificar o nome de Jesus.

Lembre-se que a Bíblia nos orienta a buscar os dons e a ter zelo com eles. Peça sabedoria para que o Espírito te direcione nessa busca.

Deus te abençoe e até o próximo domingo!

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page